Otimize o Windows Vista para Torrent, P2P e P2PTV

Windows Vista Logo

CUIDADO: Este método não é mais seguro de ser realizado, devidas as várias atualizações do Windows essa alteração pode fazer seu sistema parar de funcionar. Caso tenha executado, vai precisar do CD do Windows para fazer a recuperação do sistema.

Os usuários experientes em compartilhamento de arquivos, sabem muito bem que o Windows XP SP2 limita o número de conexões simultâneas TCP, causando lentidão no compartilhamento de arquivos. Esse problema é resolvido por diversos patchs encontrados na Internet, mas agora os usuários do Windows Vista começam a experimentar o mesmo problema.

Essa “bem-intencionada” limitação veio como uma tentativa da Microsoft de diminuir a velocidade com que os Worms do Windows (assim como o famoso Blaster) pudessem se espalhar. No entanto, softwares com múltiplas conexões, assim como o BitTorrent, eMule e P2PTV, essa limitação causa grande lentidão no compartilhamento dos arquivos. Essa problema no XP SP2 poder ser resolvido com um patch disponível no site LvlLord.

Com a chegada do Windows Vista, o mesmo problema está de volta. Enquanto a versão Ultimate oferece uma limitações de 25 conexão abertas por segundo, a versão Home Basic oferece apenas 2 conexões abertas por segundo, mas seguindo os passos abaixo esse problema pode ser resolvido:

1. Faça o download do arquivo tcpip.sys corrigido: 32-bit tcpip.sys ou 64-bit tcpip.sys

2. Abra o prompt de comando e execute os 2 comandos abaixo:
takeown /f c:\windows\system32\drivers\tcpip.sys
cacls c:\windows\system32\drivers\tcpip.sys /G username:F

Substitua o username pelo nome do usuário corrente.

3. Desative o TCP/IP Auto-Tuning, executando o comando abaixo no prompt de comando:
netsh int tcp set global autotuninglevel=disable

4. Para o Windows Vista 64 bits (x64), a checagem de integridade precisa ser desativada. Para isso execute o comando abaixo no prompt de comando:
bcdedit.exe -set loadoptions DDISABLE_INTEGRITY_CHECKS

5. Substitui o arquivo tcpip.sys na pasta C:\windows\system32\drivers com o arquivo tcpip.sys corrigido, lembre-se de usar a versão correta para 32 bits e 64 bits (passo 1). Normalmente esse procedimento pode ser feito logando no Windows Vista com uma conta de Administrador, se esse processo falhar, reinicie o computador e pressione F8 no boot, em seguida entre no Modo de Segurança e então faça a substituição do arquivo tcpip.sys.

6. Em seguida vamos maximizar o número de conexões TCP, configurando no registro do Windows. Abra o editor de registro (regedit) e vá até o caminho abaixo:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\
Parameters

7. Clique com botão direito do mouse no painel da direita e escolha a opção “Novo” > “Valor DWORD (32 bits)”. Entre com o nome “TcpNumConnections” (sem aspas).

8. Dê um duplo clique sobre o registro “TcpNumConnections” e forneça o valor máximo de conexões TCP/IP que você deseja permitir, por exemplo 500 (selecionando a opção decimal). Uma alternativa é fazer o download do arquivo registry registration, que quando executado irá configurar o número de conexões simultâneas para o limite de 16777214 (você poderá alterar esse valor a qualquer momento). Em meu computador alterei o limite para 16777214.

9. Reinicie o computador e as configurações estão pronta.

Ao realizar as configurações acima, percebi um grande melhorar no meus Downloads via Torrent e eMule.

Faça as configurações com cuidado, não nos responsabilizamos por qualquer problema, faça por sua própria conta e risco.

Boa Sorte! ;)

Fonte: TorrentFreak

Update: Após as atualização do Windows Vista x64 o patch não funcionará, se você o instalar sua conexão de rede será desativada. Algumas placas de rede apresentaram problemas com essas novas atualizações do Vista, mesmo sem nenhuma instalação de patch para modificar o sistema. As formas de resolver isso e que já foi testada, são as seguintes:

  1. após as atualizações do Vista e a instalação do patch, faça a atualização do driver de sua placa de rede e reinicie a máquina.
  2. se não funcionar, desinstale a atualização KB938979 e reinicie a máquina. Essa atualização tem como objetivo a melhora de desempenho do Vista. Sinceramente no máximo corrigiu alguns pequenos bugs, desempenho eu não percebi nenhuma melhora significativa.
  3. Se ainda não funcionar, desinstale a atualização KB932596 e reinicie a máquina. Essa atualização tem como objetivo a melhora de proteção do Kernel. Você conseguirá viver sem ela.
  4. Não esqueça de desativar a atualização automática, senão turo será reinstalado.

Update: Se os passos acima não funcionarem, tente desistalar a atualização KB941649.
Para desinstalar as atualizações, vá no Painel de Controle > Desinstalar um programa > Exibir atualizações instaladas, seleciona a atualização e clique em Desinstalar.



Últimos tweets

    Artigos similares

    102 Comentários para “Otimize o Windows Vista para Torrent, P2P e P2PTV”

    • CORREÇÃO

      Seria sobre a linha de comando cacls.

      pelo que está escrito no site esse comando está errado e sem ele NÃO é possivel a substituicao do arquivo, mesmo no modo de segurança.

      O correto seria SEM as aspas

      cacls c:\windows\system32\drivers\tcpip.sys /G username:F

    • Everton,

      O texto está correto, veja que está claramente escrito que você deve substituir o “username” inclundo a substituição das aspas.

      []s

    • Ao inserir o primeiro comando no prompt recebo a seguinte mensagem:

      ERRO: o usuário conectado no momento não possui privilégios de propriedade no arquivo “c:\windows\system32\drivers\tcpip.sys”.

      Alguma dica ou orientação?
      Valeu!

    • Excelente dica
      Minha taxa de download com o Micro torrente (tbém dica do Led|Nerd) aumentou em cerca de 30%.

      Valew Bro

    • Olá Felipe,

      O seu usuário deve estar como “Usuário Padrão” sendo assim você terá alguns problemas com permissões de arquivos. Para conseguir realizar os comandos, você deve possuir permissões de Administrador, para isso siga os seguintes passos:
      Clique em Iniciar (logo do Windows) > Todos os Programas > Acessórios > clique com o botão direito do mouse sobre “Prompt de Comando” > selecione a opção “Executar como Administrador” > agora basta fornecer a senha de Administrador e pressionar Enter (caso vc não tenha definido senha, deixe em branco e pressione Enter).
      Dessa forma você obterá privilégio de Administrador para execução dos comandos no prompt.

      Tente isso e qualquer problema me avise.

      Abraços

    • Fiz todo o procedimento!
      No final, a velocidade dos downloads n mudou nada, e hoje não consegui baixar nada pelo torret, nenhum deles iniciou!
      Ajuda, por favor!!
    • E ai Jopa, blz?

      Cara, cuidado com suas expectativas, esse tipo de alteração não faz milagres, o que acontece é que as vezes em alguns downloads vc poderia estar trabalhando em uma conexão com maior velocidade, mas por causa das limitação de conexões simultâneas isso não acontece. Pode acontecer que na maioria dos downloads vc já conseguia usar o máximo da taxa de transferência, sem implicação do limite de conexão, o que acaba acontecendo é que vc não vê muita diferença. Como no Vista Ultimate o número de conexões simultâneas são 25, vc perceberá menos diferença em relação do que se percebia no XP com apenas 10 conexões.

      Outro detalhe importante é a configuração de seu cliente de torrent, se ele estiver mal configurado, você pode fazer a mudança que for no sistema operacional, que não vai conseguir tirar proveito disso, leia este post: Calcule as melhores configuração para seus torrents, que pode te ajudar. Vou postar mais algumas dicas de configuração do cliente de torrent, isso vai te ajudar tbem.

      Quanto ao passos seguidos, tente refazê-los e tome muito cuidado. Seu Vista é 32 ou 64 bits? Você utilizou o tcpip.sys correto?

      É muito estranho isso ter impactado no funcionamento de seus torrents, utilizo essa modificação e conseguir melhoras nas minhas taxas de download, principalmente em aplicações P2P. Conheço outras pessoas que utilizaram e tiveram sucesso, claro que considerando todos os outros fatores explicados acima.

      Tente seguir essas informações e me dê um retorno.

      Abraços e boa sorte!

    • Anderson,
      Sabe dizer se essa correção acaba com os problemas de congelamento dos “Clients” (uTorrent, Bit Comet,…), que acontece quando você roda esses programas no Vista Ultimate?
      Pelo que já li na internet, tem muita gente com este problema (sou um deles)! :-Z

      [ ]‘s

      MN

    • Olá Mario,

      Eu utilizo o Windows Vista Ultimate também, com o uTorrent e Azureus, porém nunca tive esse problema de congelamento que você comentou.

      Desde que instalei o Vista eu apliquei esse patch para aumentar o número de conexões, então não consigo te afirmar se existe alguma relação.

      Uma coisa que pode ajudar, seria ajustar melhor as configurações de seus clients torrent. Veja esse post: Calcule as melhores configurações para seus torrents

      De qualquer forma, seu eu tiver mais alguma informação sobre seu problema, te aviso.

      Abraço

    • Não consigo fazer logo o primeiro passo
      2. Abra o prompt de comando e execute os 2 comandos abaixo:
      takeown /f c:\windows\system32\drivers\tcpip.sys
      cacls c:\windows\system32\drivers\tcpip.sys /G “username”:F

      O primeiro comando só consigo fazer com a dica que foi dada, abrindo o prompt de comando como administrador, mas o segundo passo diz-me que não foram criados nenhum mapeamento.

      será que me podiam dar uma ajuda.

    • Marco,

      Você precisa trocar o “username” pelo nome do seu usuário do Windows, por exemplo o comando ficaria assim:
      cacls c:\windows\system32\drivers\tcpip.sys /G Marco:F

      Ok?

      Abraço

    • Meu amigo, eu não consigo copiar o arquivo TCPIP.SYS, nem reiniciando em modo de segurança!
      O arquivo fica bloqueado!
      Como eu faço?
    • Alexandre,

      Tente realizar a cópia como Administrador pelo prompt de comando. Para isso faça o seguinte:
      Clique em Iniciar > Na caixa de pesquisa, escreva: cmd > em seguida pressione CTRL + SHIFT + ENTER. Você abrirá como Administrador e provavelmente conseguirar copiar o arquivo.

      Se ainda não conseguir, me avise.

      Abraço

    • 7. Clique com botão direito do mouse no painel da direita e escolha a opção “Novo” > “Valor DWORD (32 bits)”. Entre com o nome “TcpNumConnections” (sem aspas).

      nessa parte que é mencionada “valor dword (32 bits) no vista 64 tem que colocar “valor DWORD (64 bits)?

    • Bruno, cuidado, não existe a opção “valor DWORD (64 bits)” e sim “valor QWORD (64 bits). Independente de qual seja seu o Windows, a opção a ser escolhida é “valor DWORD (32 bits)”, isso é apenas o tipo do dado para a variável “TcpNumConnections” quer você está criando. Ok?

      Abraço

    • a frase “Substitua o “username” pelo nome do usuário corrente, incluindo as aspas.” é ambígua.
      Idéia 1- Substituir o “username” pelo nome, e também substituir as aspas.
      Idéia 2- Substituir o “username” pelo nome, e manter as aspas (idéia correta).

      Favor corrigir!

    • Olá Flávio, realmente a frase acabou ficando ambígua, após eu ter alterado para tentar deixar claro que a pessoas tinham que retirar as aspas. Para acabar com o problema, retirei as aspas do comando e na frase abaixo indica apenas para subistutir o username.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraço

    • eu tbm nao consigo execcutar o segundo comando…
      cacls c:\windows\system32\drivers\tcpip.sys /G Thiaguinho:F

      esse eh o meu nome de usuario e administrador e mesmo assim fala que : Nao foi feito mapeamento entre os nomes de conta e as identificaçoes de segurança…

    • olhaa… eu consegui executa o segundo comando faltou um espaço entre o nome de usuario e o :f…
      soh q nao consigo copiar o arquivo, nem por modo de segurancao nem por prompt…
      alguem me ajuda ae..
    • Olá Thiago,

      Estranho você ter que separar :F do nome do usuário, pois o correto do comando é com o :F junto. Se você olhar a documentação do comando cacls, você verá isso:

      CACLS nome-arquivo [/T] [/E] [/C] [/G usuário:perm] [/R usuário [...]]

      /G usuário:perm Concede os direitos de acesso ao usuário especificado.

      Perm pode ser:
      R Ler
      W Gravar
      C Alterar (gravar)
      F Controle total

      Enfim, talvez o espaço faça parte do nome do usuário que vc criou (isso é uma suposição, não testei se Vista permite nomes com espaço).
      De qualquer forma, se você conseguiu executar é o que importa.

      Sobre a cópia do tcpip.sys, qual é a mensagem de erro que está aparecendo? Você está executando o prompt no modo administrador?

      []s,

      Anderson

    • Ei galera na to conseguindo copiar o arquivo tcpip.sys ,e ja tentei fazer isso pelo modo de segurança, o q eu posso fazer?
    • Estevão,

      Você está executando a cópia pelo prompt como Administrador? Qual a mensagem de erro que vc está recebendo?

      []s

    • ele diz q eu preciso de permissão pra executar a acão de substituir o arquivo, e eh pq eu to como administrador, sabe qual eh o problema Anderson?
    • Estevão,

      Após executar os comandos abaixo, você verificou se o comandos foram realizados com sucesso? Tudo indica que não, pois vc não conseguiu alterar as permissões do arquivo para o seu usuário corrente.
      Comandos:
      takeown /f c:\windows\system32\drivers\tcpip.sys

      cacls c:\windows\system32\drivers\tcpip.sys /G username:F

      Lembre-se, para executar os comandos acima, vc deve abrir o prompt de comando como Administrador, mesmo seu usuário sendo administrador. Uma forma rápida de fazer isso é: Clique em Iniciar > Na caixa de pesquisa, escreva: cmd > em seguida pressione CTRL + SHIFT + ENTER.

      Tente isso, se caso não der certo me avise, que tentarei te passar uma outra alternativa.

      []s

    • Cara, eu fiz do jeito q ta escrito e refiz, todos os comandos q eu coloquei apareceram ok, deu tudo certo, mas o windows ainda nao deixa eu substituir o arquivo, alguma sugestão?
    • Pronto , ja deu certo, eu tava colocando o nome da minha conta e -PC, Dããããã, Blz vlw ai Anderson
    • heheheh acontece. Valeu!

      []s

    • Hummm…

      Se todos somos administradores, pra facilitar pro povo nao errar na tomada do acesso, acho que podemos fazer assim:

      c:
      cd \Windows\System32\drivers
      takeown /F tcpip.sys /A
      icacls tcpip.sys /grant builtin\administradores:(F)

      (Se seu vista for EN escreva administrators)

      Nao testei, mas deveria funcionar. :)

    • E para criar o registro liberando as conexoes:

      REG ADD HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters /v TcpNumConnections /t REG_DWORD /d 500

    • Valeu Rick, dão certo sim. São outras maneiras, que para alguns podem ser mais fácil para outros não, então fica a sua dica também.

      Obrigado pelo contribuição e pela visita!

      Abraços

    • Fiquei com dúvida nessa parte:
      8-Uma alternativa é fazer o download do arquivo registry registration, que quando executado irá configurar o número de conexões simultâneas para o limite de 16777214.
      Se eu executar esse arquivo eu não preciso entrar com nenhum DADO DE VALOR, no EDITAR VALOR DWORD(32 BITS)…..
      Agradeço se puder me esclarecer
    • Olá Marcelo,

      É isso mesmo, se você executar o arquivo não é necessário executar o passo 7 e nem entrar com o valor. Ok?

      Abraço

    • Soh para n deixar sem comentarios, o valor de 16777214 no registro tem de ser inserido em decimais.
    • É isso mesmo Israel, pode não ter fica claro mesmo. Mas se o mais nerds quiserem podem inserir em hexadecimal mesmo: fffffe :D

      Obrigado pelo comentário e pela visita.

      Abraços

    • Qdo executo o 1º comando diz q “erro: o valor para a opção ‘/f’ não pode estar vazio. Escreva “TAKEOWN /?” para obter opções de utilização.
      Mesmo sendo Administrador, também, não se consegue substituir o tcpip.sys baixado pelo existente no diretório do Windows
    • Aristóteles,

      Para simplificar esse trabalho, veja o post AutoPatch para limite de conexões do Windows Vista

      Ok?

      Abraço

    • Eu uso o U-torrent mas ,ja instalei o patch e anteriormente experimentei tudo como ta ai em cima descrito,mas lá diz que a porta utilizada para ligar os peers entre si nao abre,portanto ,limita-me a velocidade.Sabem como abrir a porta?
    • Olá Zé, provavelmente o número de portas do uTorrent (half open) esteja com um valor baixo, para fazer isso vá no menu Opções > Preferências > Avançado, encontre na lista a opção “net.max_halfopen” e altere para 100 e clique em Ajustar.

      Tente isso e depois me diga se deu certo.

      Abraço

    • útil
    • boas !!
      sempre que corro esses passos todos ao reiniciar o windows da erro de ecrã azul.
      e a única forma é entrar em modo de segurança para reverter tudo.
      Uso o windows vista home premium.
      Ja aconteceu a mais alguém??
    • Olá João, dificil dizer o que pode estar acontecendo, muitos já executaram esses passos e não tiveram nenhum problema.

      Só tenha certeza de que está instalando a versão correta, para 32 ou 64 bits.

      Abraço

    • Este procedimento nao funciona mais com as ultimas atualizaçoes. sempre que eu atualizo o windows, a net nao inicia, fala que nao pode abrir o tcpip.sys no event viewer… quando eu dou um system restore pra antes do update, volta ao normal a net.

      Esperando uma nova soluçao =(

    • obs: usando o ultimate x64
    • Comigo acontece o mesmo que com o amigo Flávio. Ao usar os procedimentos e reiniciar o micro, não tenho mais internet. Preciso desfazer as alterações e reiniciar para voltar a ter acesso a rede e internet.
      Usando Ultimate x64.
    • é alguma atualização recente… só ocorre quando eu atualizo o vista
      ja analizei todas as atualizaçoes que fiz e nao acho nada citando essa correçao, deve ser uma das “foi descoberto uma maneira de um hacker controlar seu sistema…”
    • Olá Flávio, tudo bem?

      Cara, fiz uma atualização no post, veja o final do post em Update. Espero que ajude. ;)

      Abraços

    • Olá Marc, veja o Update no final do post.

      Abraços

    • Olá Anderson,

      Fiz os procedimentos do final do post e deu certo. Mas de fato, tive de remover os dois patches do Vista.
      Em contrapartida, meus downloads no eMule e uTorrent deram um belo boost.

      Obrigado!

    • Legal Marc, bom saber que deu certo! ;)

      Abraços

    • Estou com o mesmo problema do zé, eu acho, e o problema é o seguinte: na primeira vez que você instala o cliente torrent, ele funciona quase normalmente, mas não fica verde o incoming connections, daí na segunda vez que se abre o programa fica vermelho e ocorre um erro: procedure call table is invalid. Já fui em vários fóruns e muita gente está com esse erro, mas outras pessoas instalam o Vista e não tem isso. É um erro relacionado com o Ws2_32.dll, mas como não manjo muito dessas coisas não sei o que fazer pra liberar a conexão do cliente. Isso tá envolvendo o messenger também, ele não conecta, só o web messenger. E isso ocorre mesmo com o firewall do windows desativado, portas liberadas no roteador e sem qualquer outro firewall.

      Qualquer ajuda é bem vinda.

    Deixe uma resposta